Revisão Tributária: o que é e sua importância

Finance Capital Bank

Finance Capital Bank

Autor

Revisão Tributária: o que é e sua importância

Todo empreendedor sonha em ver o seu negócio se desenvolvendo e prosperando todos os dias. Mas, por falta de conhecimento ou de atenção, a empresa acaba arcando com mais impostos do que deveria. Por isso, é importante fazer uma revisão tributária regularmente. 

Para entender melhor sobre esse assunto e a sua importância dentro do ambiente empresarial, é preciso saber mais sobre o que é a revisão tributária. 

 

O que é Revisão Tributária?

O empresário sabe que o Brasil é um dos países com as maiores cargas tributárias do mundo. Além disso, é uma tendência que as taxas aumentem com o passar dos anos. 

Sendo assim, o empresário busca caminhos na legislação para que a sua empresa não pague taxas altas demais e, consequentemente, saia no prejuízo. Isso é a Revisão Tributária. 

A Revisão Tributária tem como objetivo otimizar as obrigações tributárias, visando o menor pagamento possível, tudo isso sem desrespeitar a legislação. 

 

Qual é a importância da Revisão Tributária?

Uma revisão tributária pode trazer diversos benefícios para o empresário. São eles: 

  • Reduz riscos

O recolhimento de impostos é algo que impacta diretamente o planejamento financeiro de uma empresa. 

Por isso, quando esse trabalho é feito de maneira adequada, a empresa não terá problemas com o Fisco, não pagará mais do que deveria e, além disso, a empresa não corre riscos de ter as suas atividades suspensas. 

  • Recupera impostos pagos indevidamente

Outro benefício da revisão tributária é a recuperação de impostos pagos indevidamente. 

Ela identifica a irregularidade, avalia quais são os meios disponíveis para essa recuperação e cria um plano de ação que restituem os débitos indevidos ou créditos fiscais que podem ser apropriados. 

  • Ajuda na gestão do negócio

Além dos dois tópicos acima, uma revisão tributária pode ajudar na gestão do negócio, pois com as contas em dia, o empreendedor consegue dar atenção à outras áreas da empresa.

  • Atua na prevenção

Então, se a revisão tributária faz com que você pague apenas os valores devidos e recupere o que foi pago indevidamente, ela também atua na prevenção de que essa mesma situação se repita no futuro. 

Ou seja, ela evita o recolhimento de tributos desnecessários. 

 

Como foi dito acima, o Brasil é um dos países com a maior carga tributária do mundo. Por isso, a revisão tributária surge como uma luz para os empresários que querem ver a sua empresa crescer, dentro da legalidade, reduzindo os custos. 

Sendo assim, é importante realizar uma revisão tributária a cada seis meses ou anualmente. 

Além disso, é de suma importância que empresas que nunca realizaram uma revisão tributária façam o quanto antes. Isso porque a prescrição dos créditos tributários acontece no final do quinto ano. Ou seja, se isso acontecer, você pode perder o direito de recuperação dos tributos. 

 

Se você quer fazer a revisão tributária da sua empresa e ver o seu negócio se desenvolver ainda mais, entre em contato com a nossa equipe. A Tax All é formada por especialistas nesse assunto e tem as melhores soluções para você!

Lectus leo massa amet posuere. Malesuada mattis non convallis quisque. Libero sit et imperdiet bibendum quisque dictum vestibulum in non. Pretium ultricies tempor non est diam. Enim ut enim amet amet integer cursus. Sit ac commodo pretium sed etiam turpis suspendisse at. Aliquam tellus lorem sed ac. Montes, sed mattis pellentesque suscipit accumsan. Cursus viverra aenean magna risus elementum faucibus molestie pellentesque. Arcu ultricies sed mauris vestibulum.

Compartilhar esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn